Oba, hoje é dia de Resenha de Livro, devo confessar que ando lendo bem menos do que eu gostaria, mas eu tinha que compartilhar com vocês essa minha última leitura que com certeza foi a melhor do ano.

Antes de ler Stoner escrito por John Williams, dei uma pesquisada para conferir as resenhas disponíveis, vi muita gente reclamando da quantidade de erros mas posso assegurar que essa 2ª edição que foi a que eu li, os erros foram corrigidos e não percebi nenhum pra ser bem sincera.

Sou a ansiedade em pessoa e quando um livro começa a me enrolar eu já largo ele pelos cantos. Com Stoner isso não aconteceu, a leitura é uma delícia, é bem fluida e sem enrolação, do jeitinho que eu gosto.
stoner sinopse

foi lançado em 1965 nos Estados Unidos, em 2003 o livro foi republicado mas só entre 2012 e 2014 é que fez um enorme sucesso em países como Itália, França, Espanha e Alemanha. Graças a Rádio Londres agora podemos ter em mãos esse livro maravilhoso em uma versão traduzida.

stoner 1

A história é contada em 3ª pessoa e de forma leve, os diálogos são perfeitos e é possível notar com clareza o estado de espirito de cada personagem. O enredo pode parecer simples afinal é um livro onde acompanhamos a vida de Stoner do início ao fim sem grandes acontecementos. Porém a forma como qual é contada é que encanta a maioria das pessoas que já leram o livro.

Logo no primeiro capítulo você descobre que Stoner é um garoto humilde e calado que vive com os pais em uma fazenda. Em 1910 aos 19 anos Stoner entra para a faculdade com o incetivo de seu pai e nessa mesma universidade Stoner passa a lecionar até a sua morte em 1956.

stoner 2

Stoner se casa, se torna professor, tem uma filha, adoece e morre, mas calma não é spoiler, o que torna essa vida comum de Stoner em um romance incrível são as coisas que ele vivencia, a forma como ele lida com os acontecimentos, seu jeito pacato no estilo “deixa a vida me levar” é o que mais intriga.

Os momentos de Stoner com sua esposa Edith, foram pra mim os mais intrigantes. Por varias vezes me peguei querendo ajudar esse cara, falar: faz isso, faz aquilo, porque você não agiu assim ou daquele jeito, e você não consegue perceber o que realmente afeta o personagem. Acho que é aí que está o segredo do livro, será que em nossas vidas também reagimos a tudo e a todo momento? será que a gente também não fica no “deixa a vida me levar” as vezes?

stoner 4

Há momentos do livro que dá vontade de pegar Stoner no color sabe, cuidar, proteger, é um livro realmente tocante. É bem particular também, cada um terá sua própria interpretação pois toca cada um intimamente, então é bem complicado resenhar de forma única esse livro.

stoner 5
Só tenho a dizer que com certeza foi o melhor livro que já li nesse ano e que com certeza irei reler durante minha viagem de férias. Se você está procurando uma leitura leve, delicada, bem escrita, e que te faça prender na leitura e só largar quando terminar, com certeza eu recomendo Stoner.
Editora Rádio Londres: Facebook / Twitter
Onde Comprar: R$37,50 Saraiva
E aí já leram esse livro?

Comentários

Comentários