Motivos para escolher o Pilates como atividade física não faltam, sendo assim, a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Juliana Petrini, do Espaço Viva Pilates, listou alguns dos diversos benefícios do método para quem pretende praticá-lo. Confira:

Mas antes, pra quem não conhece, o método desenvolvido por Joseph Pilates tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração, o que resulta em um trabalho global tanto físico quanto emocional.

1. Combate o estresse

Os exercícios do Pilates obedecem a um ritmo respiratório, que demanda bastante concentração. Por isso, os praticantes aprendem a controlar melhor o próprio corpo e consequentemente a saber lidar com situações de estresse, nervosismo e ansiedade.

2. Melhora a respiração

Como o Pilates trabalha diretamente a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar as pessoas a respirarem corretamente, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

3. Corrige a postura

Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, o paciente adquire maior força nos músculos que sustentam a lombar, o que reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

4. Melhora a flexibilidade

Os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo, trabalhando diretamente a extensão de músculos e articulações e possibilitando maior amplitude de movimento.

5. Estimula a coordenação motora

A consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor, e por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e percepção do nosso corpo e dos nossos limites.

Eu adoro Pilates, já fiz algumas aulas e é sempre uma delícia, me sinto renovada, com mais pique pra encarar o dia e é viciante, sem contar na paz que você sente, os locais costumam ser bem silenciosos e você consegue se concentrar no movimento e na sua respiração. Super recomendo! Quem aqui também adora Pilates?

Comentários

Comentários

Escrito por Luanna Ravanelli